A perda auditiva não é causada somente pelo avanço da idade. Crianças também são suscetíveis a problemas de audição, causados pelos mais diversos fatores. De acordo com a OMS, a perda auditiva atinge mais de 32 milhões de crianças em todo o mundo. 

A principal causa da perda auditiva na infância são as predisposições genéticas, que muitas vezes aparecem já ao nascimento. Por isso, é importante que seja feito o teste da orelhinha. Doenças como sarampo, caxumba, rubéola e meningite também podem levar a perda parcial ou total da audição. Estas doenças possuem vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e é importante mantê-las em dia. Outra causa são infecções na orelha e no cerume do ouvido, comuns na infância, mas que sem o tratamento podem levar a perda permanente.


Os sintomas de perda auditiva em crianças incluem: a não-resposta a sons e vozes, atraso no desenvolvimento da linguagem e da fala. Quando a perda auditiva é parcial, pode-se perceber que a atenção da criança é limitada e que muitas vezes ela parece ignorar chamados. Também é possível notar que a criança se sente mais confortável em alguns lugares do que outros, ou que consegue distinguir ruídos melhor em lugares mais silenciosos. A perda auditiva pode afetar a qualidade do aprendizado de crianças em idade escolar, assim como, se não tratada, levar ao isolamento social e dificuldades emocionais.


O primeiro passo, quando se suspeita de perda auditiva, é procurar um médico otorrinolaringologista. A partir da consulta e da apresentação do histórico médico da criança, serão feitos testes que identificarão se há perda auditiva, qual seu grau e qual o melhor tratamento. O médico indicará se é necessário fazer o uso de aparelhos auditivos, caso em que fará uma indicação para o fonoaudiólogo que recomenda o melhor aparelho para a criança. Também é necessário manter o acompanhamento, com o otorrino e o fonoaudiólogo, durante o crescimento da criança para que se entenda a evolução da perda auditiva.

Confie na Proaudio, sua revendedora Unitron em Goiânia, para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho.

 Fale Conosco