Quem precisa usar um aparelho auditivo e faz a aquisição de um, sabe o quanto esse investimento reflete positivamente em sua saúde, suas relações e, principalmente, na qualidade de vida. No processo de adaptação ao uso do aparelho, é comum surgirem alguns desafios, por isso é importante saber que existem formas de, não só melhorar a sua experiência, como aproveitar ao máximo o seu aparelho auditivo, independente do modelo.

A primeira recomendação é usar seu aparelho ao máximo diariamente, até o horário de dormir ou pelo menos 8 horas por dia. Assim, você explora os recursos que o dispositivo pode te proporcionar em sua rotina, auxiliando a ouvir e compreender os sons ao seu redor. Essa é a principal orientação de fonoaudiólogos e especialistas da área.

Outro maneira de aproveitar seu aparelho, é instalando aplicativos para funcionalidades. Atualmente, os aparelhos auditivos estão cada vez mais modernos e tecnológicos, com recursos que geram conectividade e trazem diversas facilidades para o seu dia a dia. Um exemplo disto, é que você pode conectar seu aparelho direto ao seu celular, através do Wi-Fi ou Bluetooth, para ouvir músicas. Outra opção é conectar também ao computador ou  com a televisão para assistir vídeos e inclusive com o rádio.

Além disso, procure atender ligações utilizando seu aparelho. Você sabia que hoje, falar ao telefone não é mais um impedimento para pessoas que têm problemas auditivos? Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos aparelhos auditivos que possibilitam atender telefones fixos e celulares. Esse é mais um recurso que você pode explorar diariamente, principalmente porque ele proporciona mais autonomia e interação com as pessoas do seu convívio, via telefone e chamadas de vídeo.

Por fim, aproveite o uso do aparelho auditivo e estimule sua memória auditiva, ela é um dos elementos essenciais no nosso desenvolvimento. É a partir dela que ouvimos, processamos e armazenamos as informações ditas pelas pessoas à nossa volta. A audição tem um papel muito importante para a função cognitiva e a deficiência auditiva afeta nossa capacidade de lembrar os sons do cotidiano, por isso, ao usar seu aparelho auditivo é importante estimular a memória auditiva, treinando os ouvidos com os sons que possuem um significado para você, por exemplo: lembrar mentalmente da voz de um familiar, criar e reproduzir frases, repetir informações que ouviu recentemente, relembrar sons de ambientes diferentes e entre outros.

E caso você percebeu sinais ou está enfrentando dificuldades com sua audição ao longo da rotina diária, conte com a Proaudio na busca da sua qualidade de vida. A Proaudio é a revendedora exclusiva da Unitron em Goiás e dispõe dos melhores aparelhos para ajudar você a recuperar seu bem-estar.

 Fale Conosco