Diante do cenário tecnológico atual, carregado de muitas informações, sem filtros do que é verdade ou fake, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de mitos sobre o uso de aparelhos auditivos. Muitos destes mitos podem fazer com que o processo de perda auditiva se agrave cada vez mais. Desta forma, pontuamos alguns mitos e verdades sobre os dispositivos para que não haja mais dúvidas. 

  1. Aparelhos auditivos são grandes, feios e incomodam: MITO!

Devido aos aparelhos auditivos antigos, as pessoas têm a ideia de que os dispositivos são feios, grandes e incomodam, contudo, atualmente, os aparelhos auditivos têm se tornado cada vez mais modernos, discretos e leves, proporcionando melhor experiência ao usuário. Feitos de maneira que você possa utilizá-lo no dia a dia sem se sentir incomodado ou diferente dos demais. Hoje em dia, os aparelhos são dispositivos que proporcionam apenas benefícios aos usuários,  além de já haver diversas opções no mercado, o que torna mais fácil a sua adaptação.

  1. Os dispositivos são para idosos e remetem à antiguidade: MITO!

O uso de aparelhos auditivos não está diretamente ligado à antiguidade, afinal, não são só idosos que possuem problemas auditivos. Pessoas de todas as idades podem usar os dispositivos, pois o seu uso provém da necessidade de cada usuário. Não utilizá-lo por preconceito ou desinformação, só irá prejudicar cada vez mais a sua audição, podendo agravar uma situação que poderia facilmente ser resolvida. 

  1. Aparelhos auditivos aumentam a qualidade de vida: VERDADE! 

Com o avanço da tecnologia, os dispositivos têm se tornado cada vez mais versátil, prático e fácil. Alguns aparelhos já possuem bluetooth, que conectado ao seu celular, permite que você escute músicas, assista tv ou ouça podcasts diretamente pelo dispositivo. Além de você poder configurá-lo para se programar de acordo com o ambiente em que se encontra, evitando, assim, que você mexa o tempo todo no dispositivo. 

  1. Somente perdas auditivas graves necessitam de aparelho: MITO!

Perdas leves e moderadas também precisam de cuidado, atenção e tratamento. Negligenciar um problema auditivo por ainda ser “pequeno” pode fazer com que ele se agrave cada vez mais e se torne uma perda severa. O mais correto em perdas auditivas leves e moderadas é procurar um médico especialista para ele designar o melhor tratamento.

Portanto, antes de acreditar em tudo o que dizem, é muito importante que você faça pesquisas com profissionais de sua confiança. E pode contar com a Proaudio nesse caminho, ok? Afinal, nossos fonoaudiólogos são especializados em saúde auditiva e podem esclarecer suas dúvidas.

 Fale Conosco