Sabe quando você está conversando com alguém e acaba precisando pedir para a pessoa repetir a mesma coisa várias vezes? Ou quando todo mundo escuta um som, menos você? Esses podem ser sinais de perda auditiva, uma condição que faz com que você tenha dificuldades em ouvir e reconhecer os sons. Felizmente, existe um jeito fácil de descobrir se este é o seu caso: o exame de audiometria.

A audiometria é um exame que avalia como está a sua capacidade de ouvir sons e de reconhecê-los. De palavras, barulhos e ruídos, a audiometria investiga o quanto você ouve e compreende os sons à sua volta. Através dela, é possível identificar a existência e o grau de uma possível perda auditiva, possibilitando então o início do tratamento, se ele for necessário.

Existem dois tipos de audiometrias: a audiometria tonal e a audiometria vocal. A audiometria tonal avalia o estado da sua audição, testando a sua capacidade de ouvir os sons das mais diversas frequências. Já a audiometria vocal analisa a sua capacidade de identificar e compreender palavras, averiguando se você consegue realmente entendê-las quando as ouve.

A audiometria é feita com a ajuda de um fonoaudiólogo ou de um otorrino. Em uma cabine que impede a passagem de qualquer som externo, você colocará fones de ouvido, através dos quais serão emitidos diversos sons. Toda vez que escutar algo, você irá comunicar ao profissional através de um sinal combinado entre vocês. Se o exame for uma audiometria vocal, você irá ouvir palavras através do fone de ouvido, e deverá repeti-las no microfone.

Viu como é simples? Cuide da sua saúde, fique atento a qualquer sinal de dificuldade para ouvir e faça da audiometria um exame de rotina na sua vida, especialmente se você se expõe muito a sons altos – assim, você cuida da sua saúde auditiva e seus ouvidos agradecem. E conte com a Proaudio nesse caminho!

 Fale Conosco