Quando a perda auditiva é diagnosticada, várias dúvidas surgem e, muitas vezes, a desinformação pode levar ao erro. Um desses erros é usar amplificadores, ao invés dos aparelhos auditivos, para tentar solucionar o problema. Como os amplificadores possuem um custo baixo, muitas pessoas tentam voltar a ouvir através deles. Isso, no entanto, pode agravar a perda auditiva, pois existem muitas diferenças cruciais entre os dois dispositivos.
A primeira delas é que o amplificador faz apenas isso: amplifica todos os sons do ambiente. Com isso, você realmente vai ouvir melhor os sons que já não escutava, mas também vai ouvir mais do que deveria aqueles sons que você ainda consegue escutar – o que pode fazer com que seu ouvido se desgaste cada vez mais e seu grau de perda auditiva se aprofunde, pois sons muito altos são prejudiciais para a saúde auditiva.
Enquanto isso, os aparelhos auditivos são feitos pensando nos variados graus de perda auditiva. Eles fazem muito mais do que apenas amplificar os sons do ambiente: eles captam o som e o ajustam de modo que você ouça de maneira confortável, sem prejudicar os seus ouvidos. Eles, inclusive, podem ser programados para atender às suas necessidades auditivas específicas. Assim, te ajudam a recuperar sua qualidade de vida com conforto e segurança.
Quando se trata da sua saúde auditiva – e, consequentemente, da sua qualidade de vida – é necessário ter muito cuidado e atenção para realmente tratar o problema, ao invés de piorá-lo. Por isso, procure sempre a ajuda de um profissional fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para te guiar no tratamento da perda auditiva e garantir que você possa voltar a ouvir com conforto e segurança. A Proaudio pode te ajudar nesse caminho!