Uma dúvida comum em quem começa a perceber uma certa dificuldade para ouvir, é como saber se o problema é uma perda auditiva. Felizmente, existe um método fácil para descobrir: o exame de audiometria. Ele pode ser feito por um profissional especializado, como um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista.
A audiometria é feita com a utilização de uma cabine acústica e fones de ouvido. Durante a realização do exame, serão reproduzidos diversos sons específicos que ajudarão o profissional a identificar como está o alcance da audição do paciente. A audiometria é perfeitamente segura e pode ser feita a qualquer idade, existindo variações específicas para bebês e crianças muito pequenas.
Os resultados do exame vão mostrar não apenas se você possui ou não perda auditiva, mas também, qual o grau da mesma, se ela existir. Isso porque a audiometria mede o alcance da sua audição e investiga se você ouve bem tanto os sons graves quanto os agudos; os mais altos e os mais baixos, etc. Assim, você descobre se existe um problema e o profissional pode te orientar na melhor maneira de tratá-lo.
Se você começar a ter problemas para ouvir e se comunicar, não hesite em procurar ajuda especializada. Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, mais rapidamente você recupera a sua qualidade de vida. Além disso, uma boa dica é realizar uma audiometria anualmente, para estar sempre atento a como anda a sua saúde auditiva. Não deixe de cuidar da sua audição!