A surdez é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades. Para ajudar a restaurar a audição, existem dois tipos de dispositivos no mercado: aparelhos auditivos e implantes cocleares. Embora ambos sejam projetados para ajudar as pessoas com perda auditiva, existem diferenças importantes entre eles. Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre aparelhos auditivos e implantes cocleares, bem como suas indicações.

Aparelhos Auditivos

Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos utilizados dentro ou atrás da orelha. Eles são compostos, basicamente, por três partes: microfone, amplificador e receptor. O som externo é captado pelo microfone, que transforma esse som em sinais elétricos e os envia ao amplificador. O amplificador tem a função de aumentar a potência dos sinais e enviá-los ao ouvido através do receptor. Além do mais, a tecnologia é indicada para pessoas com diferentes níveis de perda auditiva. Por isso, há três tipos de aparelhos disponíveis, incluindo:

1| Os aparelhos retroauriculares (BTE) 

Posicionados atrás da orelha, são versáteis e potentes, o que permite a abrangência de todos os graus de perda auditiva. Por serem resistentes, também podem ser indicados para crianças.

2| Aparelhos com receptor no canal (RIC)

Embora seja utilizado atrás da orelha, eles são menores que os BTE e possuem um pequeno receptor, que se encaixa dentro do canal auditivo. Bastante discretos e confortáveis, os aparelhos também são bem versáteis e atendem da perda auditiva leve até a profunda. 

3| Aparelhos intra-aurais (ITE)

São totalmente posicionados dentro do canal auditivo. Essa é uma categoria bastante variável, pois o molde é feito de maneira personalizada para você, de modo que fique confortável no seu ouvido. Além disso, os tamanhos variam desde os maiores, que tapam todo o canal, até os menores, que são quase invisíveis. 

Implantes cocleares 

O implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo implantável de alta complexidade tecnológica, que é utilizado para restaurar a audição de pessoas com perda auditiva grave e profunda, incluindo aquelas que não podem se beneficiar dos aparelhos auditivos. Na verdade, os implantes são dispositivos eletrônicos que estimulam diretamente as células do nervo auditivo no ouvido interno. Portanto, ele é composto por duas partes principais: um componente externo e um interno.

O componente externo inclui um microfone, um processador de fala e uma bobina de transmissão. O microfone capta o som e o processador de fala o transforma em um sinal elétrico. A bobina de transmissão transmite o sinal elétrico para o componente interno, que é colocado cirurgicamente dentro do ouvido. O componente interno inclui um receptor e uma série de eletrodos. O receptor recebe o sinal elétrico da bobina de transmissão e os eletrodos estimulam diretamente as células do nervo auditivo.

Como revendedora exclusiva da Unitron em Goiânia, nós oferecemos aos clientes os melhores aparelhos auditivos do mercado. Com mais de 50 anos de história e presença em mais de 70 países, a Unitron se tornou referência em tecnologia auditiva. Seus produtos são desenvolvidos com o mais alto padrão de qualidade e segurança, o que garante aos usuários uma experiência auditiva excepcional.

Além disso, a Proaudio também é representante da Advanced Bionics, líder global no desenvolvimento dos sistemas de implantes cocleares mais avançados do mundo. Com operações em mais de 50 países, a marca oferece aos usuários a mais alta tecnologia em dispositivos de estimulação auditiva. Em todo caso, estamos preparados para te ajudar neste caminho. Agende sua visita!