A idade avançada ou as questões genéticas são uns dos fatores que podem provocar a falência da audição. Porém, não são os únicos. Os maus hábitos, também resultam em complicações auditivas. Fizemos uma lista com os sete hábitos comuns que podem contribuir em problemas auditivos. Confira!
Uso inadequado das hastes flexíveis – A maioria da população utiliza hastes flexíveis com a ponta de algodão. Porém, “a inserção da haste no conduto auditivo, pode acarretar em lesão na membrana timpânica e, dependendo da gravidade, pode até comprometer a audição”, alerta a fonoaudióloga Mariângela Gouveia, da Proaudio. O recomendável é fazer o uso das hastes, apenas para realizar a limpeza na parte externa da orelha e jamais inseri-las no canal auditivo.
Aliás, a cera lubrifica e pode evitar a entrada de microrganismos no canal auditivo. Portanto, não tem a necessidade de ser retirada, só quando acontece a produção em excesso de secreção, que deve ser removida pelo médico.
Ouvir música alta no fone – O maior problema dos fones de ouvido é quando utilizados com volume muito alto, pois “como se sabe, o nível elevado de pressão sonora, por tempo prolongado, pode prejudicar a audição. É importante reforçar, nos casos de uso de fones de ouvido, usá-los com o volume mais baixo, de forma que a pessoa possa ouvir a música e todos os sons do ambiente. Além disso, não se deve usar os fones por períodos prolongados”, orienta Mariângela.
Não realizar exames auditivos – Os exames auditivos são tão importantes quanto outros. Geralmente, é realizada com uma consulta a um médico otorrinolaringologista e um teste de audiometria, que ajuda na identificação de problemas de audição, logo de início, o que colabora para a evolução do tratamento e evita complicações mais sérias, futuramente.
Usar medicamentos sem orientação médica – É muito importante procurar um médico, antes de se automedicar, pois os remédios têm ação efetiva para problemas específicos e podem gerar efeitos colaterais. Além disso, alguns medicamentos contêm substâncias capazes de danificar as estruturas da orelha interna, quando não monitorados por um especialista, o que pode causar o zumbido e até a perda auditiva.
Esquecer o uso de protetores auriculares – Os protetores de ouvido ajudam a diminuir o volume do som em lugares muito barulhentos. Portanto, sempre utilize-os quando achar necessário, principalmente no trabalho, onde você passa mais tempo.
Passar muito tempo ao telefone – Quanto mais tempo você passa ao telefone, mais seus ouvidos ficam expostos às ondas eletromagnéticas liberadas pelo aparelho. Quando esse hábito ocorre de modo constante, pode resultar em problemas auditivos. Sendo assim, evite ligações muito longas. Caso não seja possível, você pode conversar por viva-voz, sem a necessidade de pôr o celular na orelha.
E você, tem alguma dessas atitudes? Todos esses hábitos são praticados em nosso dia a dia, sem imaginarmos o mal que estamos provocando à saúde auditiva. Então, procure mudar, agora, os seus costumes para manter a audição, plenamente, saudável.