A perda auditiva, muitas vezes, é causada por um processo natural de desgaste do sistema auditivo, decorrente da idade. Ainda assim, isso não quer dizer que ela é inevitável: você pode, ao longo da sua vida, tomar várias atitudes para cuidar bem dos seus ouvidos e diminuir as chances de desenvolver uma perda auditiva. Confira as dicas:
Evite se expor a sons altos por muito tempo
Sons, excessivamente altos, podem danificar seus ouvidos, por isso é bom evitá-los. Assim, não use fones de ouvido por tempo demais, e mantenha o volume dos seus aparelhos eletrônicos em nível mediano – o segredo aqui, é não acostumar seus ouvidos ao volume excessivo. Além disso, ao frequentar ambientes com som alto, fique longe dos alto-falantes. Se o seu trabalho envolve a exposição a barulhos intensos, nunca se esqueça dos protetores auriculares.
Não coloque nada em seu canal auditivo
O canal auditivo é muito sensível, e qualquer coisa colocada ali, pode causar danos. Isso inclui até mesmo as populares hastes de algodão, que são frequentemente usadas para a limpeza do canal: elas podem empurrar a cera para o fundo e causar danos. Além disso, o canal auditivo não deve ser limpo, pois ele é autolimpante e a cera serve para a proteção do mesmo. Por isso, limpe apenas as orelhas.
Cuidado com doenças e medicamentos
Algumas doenças, como a labirintite e a otite, podem ser causadoras da perda auditiva. Além disso, alguns medicamentos – como anti-inflamatórios, por exemplo – também podem desencadear o problema. Por isso, trate sempre suas doenças com cuidado e sob orientação médica, e jamais se automedique. Além disso, visitas periódicas ao otorrino para saber como está a sua saúde auditiva também são sempre bem-vindas.
Descanse seus ouvidos
Procure um lugar silencioso e dê um tempo de descanso aos seus ouvidos, especialmente depois de expô-los a sons muito altos. Dê aos seus ouvidos um tempo para se recuperarem para que eles possam continuar trabalhando bem. Sua saúde auditiva agradece!