A perda auditiva é diferente para cada pessoa. A importância da consulta com o médico otorrinolaringologista e com o fonoaudiólogo reside neste fato. É possível que esta perda seja unilateral — em apenas um ouvido — ou bilateral — em ambos os ouvidos. Também é possível que a perda seja em graus diferentes em cada ouvido e que por isso exija configurações diferentes em cada lado do aparelho.
Na perda auditiva unilateral, é possível que seja recomendado o uso de apenas um aparelho, somente no lado afetado pela perda auditiva. Isso uniformiza a audição nos dois ouvidos. Já na perda auditiva bilateral, é necessário que seja feito o uso dos dois aparelhos auditivos, seguindo a marcação de direita e esquerda que vem no próprio aparelho.
O uso dos dois aparelhos é recomendado também para que a audição seja uniformizada e os sons sejam interpretados da mesma forma pelos dois ouvidos. A função de um aparelho é capturar os sons, convertê-los em sinais que serão transmitidos do ouvido ao cérebro. O uso do aparelho de acordo com a recomendação do fonoaudiólogo faz com que essa transmissão seja equilibrada, trazendo conforto auditivo e qualidade de vida.
E atenção: Quando diagnosticada a perda auditiva bilateral, o uso de somente um dos aparelhos pode provocar aumento de grau de perda auditiva. O esforço do ouvido aumenta e isso pode causar pioras. Siga atentamente a recomendação de uso!
Quer entender melhor a sua perda auditiva? Conheça os fonoaudiólogos da Proaudio, a sua revendedora Unitron em Goiânia!