Conheça os graus da perda auditiva
A surdez é caracterizada pela dificuldade em ouvir sons, e pode ter diversas causas: doenças, problemas no nascimento, uso de antibióticos, traumas, tumores, exposição a ruídos intensos e diversos outros fatores podem levar a um quadro de perda auditiva.
O sistema auditivo humano é bastante delicado, e um problema em qualquer um de seus componentes pode causar surdez. Quando esse problema acontece nas partes responsáveis por captar o som e levá-lo ao canal auditivo – chamadas de ouvido externo e médio -, ela é chamada de perda auditiva condutiva e, em muitos casos, pode ser completamente curada.
Quando o distúrbio acontece nas partes do sistema responsáveis por transformar o som em impulsos elétricos e levá-los ao cérebro – o ouvido interno – , ela é chamada de perda auditiva neurossensorial e, na maioria dos casos, o tratamento é feito através de aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Há ainda a perda auditiva mista, que acontece quando existem perturbações tanto no ouvido interno quanto no externo e/ou no médio. Nesses casos, é possível que exista cura para os problemas dos ouvidos externos e médio, mas o tratamento com aparelhos auditivos ou implantes cocleares ainda se faz necessário para que a pessoa possa voltar a ouvir de maneira satisfatória.
Segundo o IBGE, o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas surdas, o que representa cerca de 5% da população nacional. É importante lembrar que surdez não é apenas a incapacidade completa de ouvir: existem vários graus de surdez, que variam de acordo com a capacidade da pessoa de ouvir e reconhecer diversos sons. Conheça os graus de surdez:
Leve: pessoas com surdez leve conseguem ouvir a palavra, mas perdem alguns elementos e podem ter dificuldade em ouvir uma conversa em tom normal;
Moderada: pessoas com surdez moderada só conseguem ouvir palavras em um tom mais alto e, se nascem com essa condição, podem ter dificuldades para aprender a falar. Além disso, podem ter dificuldade em falar ao telefone, além da possibilidade de precisarem da leitura labial para compreender melhor o que foi dito;
Severa: pessoas com surdez severa não conseguem perceber a palavra em tom normal – só tem sensação auditiva se ela for gritada. Possuem dificuldade para falar, e dependem muito da leitura labial para compreender uma fala;
Profunda: pessoas com surdez profunda possuem quase nenhuma sensação auditiva e tem muita dificuldade para falar, dependendo muito de linguagens gestuais, como a LIBRAS.
Cofose: os casos mais intensos e raros de surdez, onde a pessoa não possui sensação auditiva nenhuma, com completa ausência do som.
Se você está experimentando qualquer dificuldade para ouvir, procure um profissional qualificado, como um otorrino ou fonoaudiólogo, para que ele te ajude a ter um diagnóstico correto, e conte com a Proaudio para te guiar no tratamento. Ficaremos muito felizes em ajudar!