Os aparelhos auditivos são dispositivos com configurações altamente customizáveis, feitos para atender da melhor maneira possível às mais diversas necessidades auditivas. Em outras palavras, eles podem ser configurados para atender, especificamente, às suas necessidades. Esse processo, no entanto, leva tempo, e precisa ser feito em acompanhamento constante com o fonoaudiólogo.
Não existe frequência ideal para esse acompanhamento, mas é comum que ele seja mais constante durante o período de adaptação. Isso porque, conforme você vai usando os aparelhos, você vive novas experiências auditivas e podem haver situações novas para as quais seus aparelhos não estão corretamente ajustados. Com isso, é necessário fazer novos ajustes e ir adaptando seus aparelhos a você e à sua rotina.
Outro fator que vai influenciar na quantidade de ajustes necessários é o seu tipo e grau de perda auditiva, além da sua experiência anterior com os aparelhos auditivos, se ela existir. Em todo caso, é muito importante que você compareça a todas as consultas agendadas com seu fonoaudiólogo e, em cada uma delas, relate a sua experiência com o aparelho auditivo até o momento, para que se possa ajustar o que for necessário.
Com tempo, paciência e dedicação, seus aparelhos auditivos logo estarão perfeitamente ajustados e serão uma ferramenta poderosa para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida. E, quando o ajuste ideal for atingido, ele não precisará mais ser feito com tanta frequência, se tornando necessário apenas se a sua perda auditiva se intensificar. Ainda assim, não deixe de consultar seu fonoaudiólogo sempre que sentir necessidade, para que a sua saúde auditiva esteja sempre em dia.