Muitos pacientes acreditam que a perda da audição esteja ligada apenas à exposição ao som intenso ou à perfuração do tímpano. Mas, você sabia que existem doenças comuns que não estão, diretamente, relacionadas com os ouvidos, que também podem causar a falência da audição? 

Por isso, vamos apresentar quatro doenças e apontar os verdadeiros motivos pelos quais afetam a sua saúde auditiva. São elas: 

Diabetes – Essa condição prejudica os vasos sanguíneos, agravando todo o organismo, inclusive o ouvido interno, o que resulta em problemas de audição.  

Hipertensão – Promove o aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos. Por isso, todo o organismo é afetado por conta do impacto provocado pelo fluxo do sangue na parede das veias, artérias e capilares, o que dificulta a circulação do oxigênio até o ouvido interno, levando as células do corpo a não realizarem suas funções. Deste modo, pode causar a perda de audição, gradualmente.  

Doenças cardiovasculares  – O nosso ouvido interno é bem vulnerável ao fluxo dos vasos sanguíneos. Sendo assim, as alterações ligadas ao sistema cardiovascular, agravam a audição, pois podem provocar choques nos pequenos vasos dessa zona, acarretando em danos ao órgão.  

Osteoporose – Fragiliza e afeta as funções dos ossos. O nosso ouvido médio possui três pequenos ossos que recebem vibrações do tímpano, destina-as para a orelha interna que, através do nervo auditivo, enviam a mensagem sonora para o cérebro. Desse modo, as modificações desses ossos danificam a sua audição.  

E, não podemos esquecer, que todos devem ter um acompanhamento médico com os respectivos especialistas. Ao notar problemas auditivos, o ideal é buscar primeiramente, um otorrinolaringologista e, após diagnóstico, marcar uma consulta fonoaudiológica para dar continuidade ao tratamento.

 Fale Conosco